Cursos de Especialização e Preparação 2018/01 - MATRÍCULAS ABERTAS!
1ª Semana Acadêmica da Femargs - INSCREVA-SE!
Curso de Especialização em Passo Fundo/RS - MATRÍCULAS ABERTAS!

 A FEMARGS – Fundação Escola da Magistratura do Trabalho do Rio Grande do Sul João Antônio Guilhembernard Pereira Leite, foi criada por iniciativa da Associação dos Magistrados do Trabalho da 4ª Região – AMATRA IV, que propôs ao Tribunal Regional da 4ª Região, no ano de 1991, parceria na criação e gestão da Escola destinada à formação, aperfeiçoamento e especialização de magistrados do trabalho, incumbindo à Escola instituir e ministrar cursos, realizar promoções culturais do interesse dos magistrados, incentivar projetos de atividades de ensino e pesquisa e editar publicações, celebrar convênios e relacionar-se com instituições públicas e privadas, nacionais ou estrangeiras, buscando intercâmbio cultural e científico, podendo, ainda, a Escola instituir e promover cursos de aperfeiçoamento e especialização voltados aos demais operadores jurídicos.

Em 1992, a FEMARGS iniciou sua atividade educacional com o seu primeiro curso. Desde então, funciona regularmente, sem solução de continuidade.

Seu curso regular ministra todas as disciplinas e conteúdos contemplados nos concursos para Juiz de Trabalho Substituto.

A homenagem da escola ao juiz e professor João Antônio Guilhembernard Pereira Leite, ao adotar seu nome, não aconteceu por acaso: é fruto de nosso reconhecimento da luta por ele empreendida, ao longo de sua vida, na busca de uma sociedade mais justa e democrática e da identidade de nossas ideias quanto à visão crítica que se deve adotar em relação ao Direito, já que não devemos perder a perspectiva de que o Direito está a serviço da sociedade e, por isso, deve visar à realização dos interesses coletivos e do bem comum.

A finalidade da Fundação é o aperfeiçoamento dos juízes do trabalho e a preparação dos bacharéis em Direito para a carreira de Juiz do Trabalho, visando à educação continuada dos magistrados da justiça do trabalho. Para tanto, a FEMARGS, construiu, autonomamente, um programa que atende ao conteúdo dos concursos para Juiz do Trabalho. Desde a primeira turma, o sucesso da demanda e da excelente preparação dos alunos, demonstrado pelo alto percentual (cerca de 80%) de aprovação nos concursos, fez com que a Escola, criada em 1991 e funcionando continuamente desde 1992, se consolidasse como de excelência na formação da magistratura trabalhista na comunidade porto-alegrense e gaúcha.


Veja aqui nossa atual diretoria.